Proposta Pedagógica

POR Fabiano Leithold 19/08/2016

Proposta pedagógica

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Os Princípios Educacionais

São estabelecidos a partir da perspectiva bíblica – cristã, constituindo-se no processo que promova o desenvolvimento  físico, intelectual, social, moral e espiritual, formando cidadãos realizados e participativos.

 

A Educação

Como um dever da família, inspirada nos princípios educacionais cristãos, na liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o desenvolvimento pleno do educando em todas as suas dimensões, prepará-lo para o exercício consciente da cidadania e qualificá-lo para o trabalho. 

 

Os Objetivos da Educação Escolar

Atender às características e peculiaridades locais de cada unidade e curso, correspondente às faixas etárias dos educandos, conforme a estrutura definida para cada curso, alcançados mediante:

  • Ø  Um currículo fundamentado em princípios filosóficos e científicos, voltado para uma educação contínua durante todo o período de existência possível ao ser humano;
  • Ø  O conhecimento do corpo e a sua relação com a mente, promovendo a saúde física e o desenvolvimento de um caráter íntegro e equilibrado;
  • Ø  A orientação da aprendizagem para que o aluno trabalhe seu pensamento e desenvolva a capacidade de análise e de síntese, descobrindo por si próprio a verdade, atingindo a autonomia intelectual;
  • Ø  O conhecimento da vontade divina revelada nas Sagradas Escrituras.

 

Objetivos dos Cursos

A educação básica tem por finalidade o desenvolvimento do educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

 

Princípios Metodológicos

  • Ø  Centralidade na Bíblia consideração aos valores bíblicos-cristão.
  • Ø  Integração fé e ensino.
  • Ø  Progressão na abordagem e aprofundamento do conteúdo e no desenvolvimento de competências e habilidades.
  • Ø  Clareza e objetividade no processo de ensino.
  • Ø  Relação teoria-prática.
  • Ø  Coerência entre objetivos, conteúdos, procedimentos e avaliação.
  • Ø  Consideração pelos conhecimentos adquiridos e as experiências vividas.
  • Ø  Conhecimento do estudante e de sua realidade.
  • Ø  Estímulo ao espírito de investigação, reflexão e criatividade.
  • Ø  Consolidação dos conhecimentos, tornando-os permanentes.
  • Ø  Respeito às diferenças individuais.
  • Ø  Espírito cooperativo.
  • Ø  Interdisciplinaridade.

 

PROJETO PEDAGÓGICO 2012

  • Ø  Projeto Vivenciando Valores por um Mundo Melhor -“ Ética e Cidadania”.